O uso de software educativo permite o uso dos computadores na educação, mas é preciso atentar para o uso correto dessa ferramenta que deve ser usada com reais potencialidades pedagógicas. Portanto o uso do computador na educação tem o objetivo de facilitar o processo ensino-aprendizagem. Avaliar um software educativo significa analisar como ele pode auxiliar o aprendiz na construção do seu conhecimento. Segundo a concepção construtivista um software educativo deve permitir ao aluno investigar, levantar hipóteses testá-las e refinar suas idéias iniciais contribuindo para a construção do conhecimento do mesmo. Os tipos de softwares educativos classificam-se em: tutoriais, programação, aplicativos, exercícios e práticas, multimídia e internet, simulação e modelagem e jogos. Quanto ao nível de aprendizagem, os softwares podem ser classificados em: seqüencial, relacional e criativo. O primeiro nível leva a um aprendiz passivo, o segundo leva a um aprendiz isolado e o terceiro nível leva a um aprendiz participativo. Alguns aspectos técnicos também são importantes na análise de softwares educativos, deverão ser observados aspectos como: qualidade de telas, mídias empregadas, clareza de instruções, compartilhamento em rede local e internet, compatibilização com outros softwares entre outros.
Avaliação de um software Educativo
Ficha de Registro
Nome do Software: Labirinto Lógico Registro: ---- Localização: http://sitededicas.uol.com.br/jogos_online_labirinto.htm |
l- IDENTIFICAÇÃO: |
Autor: desconhecido
Firma: UOL
Objetivo: trabalhar a coordenação motora, senso de lógica, senso direcional, senso de organização.
Resumo: Jogo de raciocínio lógico dividido em múltiplos níveis de dificuldade. O objetivo é simples: a bolinha vermelha deve ser conduzida através do labirinto até o quadrado azul. O jogo vai exigir do usuário muita paciência e capacidade de resolver problemas simples ou complexos.
Idioma: Português Duração: não há Preço: grátis
Armazenamento:
Disquete | X | CD |
ll- BASE PEDAGÓGICA |
Concepção Teórica de Aprendizagem:
X | Construtivista | Behaviorista |
Justifique: possibilita o aprendiz questionar seu erro e descobrir outros caminhos para acertar.
Como o software possibilita a realização do ciclo descrição – execução -reflexão - depuração – descrição: Descrição: o passo a passo é apresentado de forma clara e objetiva disponibilizando estruturas de conhecimento (estratégias de aplicação). |
Execução: é necessário muita atenção e paciência do aluno. |
Reflexão: por meio de abstração reflexionante, permite ao aprendiz pensar sobre suas idéias, resultando na resolução do problema ou não. |
Depuração: o aluno tem uma compreensão própria sobre como foi executado o jogo e quais as estratégias que permitiram êxito. |
Aprendiz x Agente de Aprendizagem | |
Aprendiz x Agente de Aprendizagem X Grupo | |
X | Aprendiz X Máquina |
O software propicia a interação entre:
De que forma o "feedback" é dado ao aluno?
O feedback é dado de forma fiel e imediata, permitindo que o próprio aluno perceba e reflita sobre seus resultados.
Em relação ao processo de construção do conhecimento do aluno:
- Apresenta múltiplos caminhos para a solução do problema?
Sim.
- De que forma possibilita a formulação e verificação de hipóteses, a análises e depuração dos resultados?
Principalmente a partir do raciocínio lógico o aprendiz formula suas hipóteses e analisa seus resultados, podendo reformular suas idéias se não conseguir obter êxito de imediato.
Possibilita a integração de diferentes disciplinas?
Sim | x | Não | Quais? |
lll - CLASSIFICAÇÃO |
Quanto ao tipo:
Tutorial | |||||
Exercícios e Prática | |||||
x | Programação | ||||
Aplicativo: Qual:_________________________________ | |||||
Multimídia- Internet: | Pronto | Sistema de Autoria | |||
Simulação | Aberto | Fechado | |||
Modelagem | |||||
X | Jogos | ||||
Quanto ao nível de aprendizado:
Seqüencial | x | Relacional | Criativo |
lV - ASPECTOS TÉCNICOS: |
x | Sim | Não | - Apresenta as instruções de forma clara | |
x | Sim | Não | - Indica as possibilidades de uso | |
Sim | Não | - Especifica os requisitos de hardware/software | ||
Sim | Não | - Facilidade de instalação e desinstalação | ||
X | Sim | Não | - Fornece o manual de utilização com linguagem apropriada | |
Sim | Não | - É compatível com outros softwares e hardware | ||
Sim | Não | - Funciona em rede | ||
Sim | Não | -Importa e exporta objetos | ||
Sim | Não | -É auto- executável | ||
Sim | Não | -Possui recursos de hipertexto e hiperlink | ||
Sim | Não | -Dispõe de help - desk | ||
X | Sim | Não | - Apresenta facilidade de navegação |
V- Conclusões: |
Processo de Avaliação:
Conclusões/ Recomendações/ Sugestões: Este software é recomendado para crianças maiores de sete anos. Sugestão: O educador pode repetir o mesmo labirinto para testar o nível de atenção e memória do aluno. Por exemplo, deve avaliar em quanto tempo ele consegue fazer o mesmo caminho já percorrido antes, ou, se consegue percorrer o mesmo trajeto sem dar nenhum passo em falso. Com isso ele analisa como anda a capacidade de memorização e atenção do educando. Nas primeiras abordagens desse tipo ele pode deixar o tempo correr livremente.
Equipe avaliadora: Lorena Maria Ferreira do Nascimento e Maria Eliane Vasconcelos
João Pessoa PB, 20/06/2011.
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