terça-feira, 21 de junho de 2011

Análise de softwares educativos

O uso de software educativo permite o uso dos computadores na educação, mas é preciso atentar para o uso correto dessa ferramenta que deve ser usada com reais potencialidades pedagógicas. Portanto o uso do computador na educação tem o objetivo de facilitar o processo ensino-aprendizagem. Avaliar um software educativo significa analisar como ele pode auxiliar o aprendiz na construção do seu conhecimento. Segundo a concepção construtivista um software educativo deve permitir ao aluno investigar, levantar hipóteses testá-las e refinar suas idéias iniciais contribuindo para a construção do conhecimento do mesmo. Os tipos de softwares educativos classificam-se em: tutoriais, programação, aplicativos, exercícios e práticas, multimídia e internet, simulação e modelagem e jogos. Quanto ao nível de aprendizagem, os softwares podem ser classificados em: seqüencial, relacional e criativo. O primeiro nível leva a um aprendiz passivo, o segundo leva a um aprendiz isolado e o terceiro nível leva a um aprendiz participativo. Alguns aspectos técnicos também são importantes na análise de softwares educativos, deverão ser observados aspectos como: qualidade de telas, mídias empregadas, clareza de instruções, compartilhamento em rede local e internet, compatibilização com outros softwares entre outros.

Avaliação de um software Educativo
Ficha de Registro
Nome do Software: Labirinto Lógico
Registro: ---- Localização: http://sitededicas.uol.com.br/jogos_online_labirinto.htm

l- IDENTIFICAÇÃO:
Autor: desconhecido
Firma: UOL
Objetivo: trabalhar a coordenação motora, senso de lógica, senso direcional, senso de organização.
Resumo: Jogo de raciocínio lógico dividido em múltiplos níveis de dificuldade. O objetivo é simples: a bolinha vermelha deve ser conduzida através do labirinto até o quadrado azul. O jogo vai exigir do usuário muita paciência e capacidade de resolver problemas simples ou complexos.
Idioma: Português   Duração: não há   Preço: grátis
Armazenamento:

Disquete
X
CD

ll- BASE PEDAGÓGICA
Concepção Teórica de Aprendizagem:
X
Construtivista

Behaviorista
Justifique: possibilita o aprendiz questionar seu erro e descobrir outros caminhos para acertar.   
Como o software possibilita a realização do ciclo descrição – execução -reflexão - depuração – descrição:
Descrição: o passo a passo é apresentado de forma clara e objetiva disponibilizando estruturas de conhecimento (estratégias de aplicação).
Execução: é necessário muita atenção e paciência do aluno.
Reflexão: por meio de abstração reflexionante, permite ao aprendiz pensar sobre suas idéias, resultando na resolução do problema ou não. 
Depuração: o aluno tem uma compreensão própria sobre como foi executado o jogo e quais as estratégias que permitiram êxito.

Aprendiz x Agente de Aprendizagem

Aprendiz x Agente de Aprendizagem X Grupo
X
Aprendiz X Máquina
   O software propicia a interação entre:

De que forma o "feedback" é dado ao aluno?
O feedback é dado de forma fiel e imediata, permitindo que o próprio aluno perceba e reflita sobre seus resultados.
Em relação ao processo de construção do conhecimento do aluno:
- Apresenta múltiplos caminhos para a solução do problema?
 Sim.
- De que forma possibilita a formulação e verificação de hipóteses, a análises e depuração dos resultados?
Principalmente a partir do raciocínio lógico o aprendiz formula suas hipóteses e analisa seus resultados, podendo reformular suas idéias se não conseguir obter êxito de imediato.

Possibilita a integração de diferentes disciplinas?

Sim
  x
Não
Quais?

lll - CLASSIFICAÇÃO
Quanto ao tipo:

Tutorial

Exercícios e Prática
        x
Programação

Aplicativo: Qual:_________________________________

Multimídia- Internet:

Pronto

Sistema de Autoria

Simulação

Aberto

Fechado

Modelagem
X
Jogos

Quanto ao nível de aprendizado:

Seqüencial
        x
Relacional

Criativo

lV - ASPECTOS TÉCNICOS:

     x
Sim

Não
- Apresenta as instruções de forma clara
     x
Sim

Não
- Indica as possibilidades de uso

Sim

Não
- Especifica os requisitos de hardware/software

Sim

Não
- Facilidade de instalação e desinstalação
X
Sim

Não
- Fornece o manual de utilização com linguagem apropriada

Sim

Não
- É compatível com outros softwares e hardware
   
Sim

Não
- Funciona em rede

Sim

Não
-Importa e exporta objetos

Sim

Não
-É auto- executável

Sim

Não
-Possui recursos de hipertexto e hiperlink

Sim

Não
-Dispõe de help - desk
X
Sim

Não
- Apresenta facilidade de navegação

V- Conclusões:
Processo de Avaliação:
Conclusões/ Recomendações/ Sugestões: Este software é recomendado para crianças maiores de sete anos. Sugestão: O educador pode repetir o mesmo labirinto para testar o nível de atenção e memória do aluno. Por exemplo, deve avaliar em quanto tempo ele consegue fazer o mesmo caminho já percorrido antes, ou, se consegue percorrer o mesmo trajeto sem dar nenhum passo em falso. Com isso ele analisa como anda a capacidade de memorização e atenção do educando. Nas primeiras abordagens desse tipo ele pode deixar o tempo correr livremente.
Equipe avaliadora: Lorena Maria Ferreira do Nascimento e Maria Eliane Vasconcelos
João Pessoa PB, 20/06/2011.

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